quarta-feira, 30 de maio de 2012

"SIM, VAMOS CRIAR UMA ÁRVORE"

Na EB 1/ JI de Sá, os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico reuniram-se com vista a construir uma árvore com embalagens da Tetra Pak. Para o efeito, foi realizada uma campanha de sensibilização pela comunidade escolar, por um lado, no sentido de obter embalagens que foram utilizadas na construção da árvore e, concomitantemente, para a necessidade de preservação da natureza e do espaço florestal nacional.

Neste espírito, os alunos angariaram diversas embalagens da Tetra Pak, sendo que diversas apresentavam o selo do FSC, que formaria o aglomerado da árvore. Simultaneamente foi lançado um concurso, entre os alunos participantes, para a elaboração de um projeto da árvore, que mereceu uma participação massiva e enriquecedora, com os mais diversos e criativos projetos, tendo, a final, sido eleito o projeto vencedor, que viria a ser a matriz da árvore a construir.
Recolhidos os materiais necessários, procedeu-se à construção da árvore ecológica, com a participação ativa e entusiástica dos alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB 1/JI de Sá. Com recurso, primeiramente às embalagens, que assumiram as mais diversas formas e utilizações, seja no seu estado original, seja pela sua decomposição e recorte, e depois pela utilização de cola, arame e tesouras, foi construída a árvore com base no projeto vencedor. Cumpre salientar que a mesma engloba ainda uma criança que simboliza a esperança e a salvaguarda do meio ambiente.
Finalmente, concluída a sua construção foi realizado um debate entre todos os alunos intervenientes, onde foi discutida a importância da preservação do meio ambiente e do parque florestal nacional, nas suas mais diversas abrangências, nomeadamente a proteção da floresta.



Sem comentários:

Enviar um comentário