sábado, 24 de março de 2012

Compostor na Escola

O compostor já se encontra a funcionar na Horta Biológica da escola.
Deixamos umas dicas para quem quiser saber mais sobre o compostor adaptadas do blogue: http://compostagem-ese.blogspot.pt

Em que consiste a compostagem?

O processo consiste:

- Numa primeira fase, na transformação dos resíduos em pequenos pedaços.

- Deve fazer-se uma primeira camada no fundo do compostor com pequenos troncos de árvores de forma a permitir o arejamento dos resíduos. A seguir a matéria-prima a reciclar é colocada no compostor, alternando produtos verdes com produtos castanhos, onde decorre a sua decomposição natural.

- Com intervalos regulares, deve mexer-se com a ajuda de um tronco, de forma a garantir uma decomposição uniforme de toda a matéria, acelerando o processo de compostagem.

- Simultaneamente é efectuada a rega com água ( de preferência com regador) de forma a controlar o teor de humidade do material a compostar. O referido material não pode estar totalmente seco mas também não pode estar “encharcado” , caso contrário forma uma massa compacta que não permite a entrada de ar (arejamento), dificultando assim a decomposição natural.

- Quando o material atinge a sua fase de estabilização (passados cerca de 3 a 4 meses), observa-se a formação de uma substância semelhante a “terra” que é o produto da compostagem, designado composto.

Para que serve?
A transformação dos Resíduos Verdes num composto orgânico, possibilita não só, a diminuição dos resíduos a depositar em aterro, como também o aproveitamento racional dos recursos naturais. O composto resultante da transformação natural da matéria biodegradável dos resíduos verdes é excelente para utilização na agricultura, jardinagem e espaços verdes, tanto como fertilizante como condicionador de solos.


Materiais que podem ser colocados no compostor:
Legumes, fruta, cascas, cascas de ovos, pão, massa, sacos de chá e café, folhas, relva, caules, flores, ramos, palha, feno, aparas de madeira, papel, cartão, palha, madeira não tratada, cinzas,etc.


Materiais que não devem ser colocados no compostor:
Evitar:Gorduras, lacticíneos, carne, peixe e marisco, cinzas em grande quantidade. Não colocar: Pilhas, vidro, metal, plástico, medicamentos, produtos químicos, têxteis e tintas, excrementos de animais domésticos, plantas doentes,etc.
 
 
De seguida mostramos umas fotos sobre a dinamização do compostor na escola.
 
 
Alunos a preparar o compostor na Horta Biológica
 

Camada de pequenos tronco de árvore

Camada de folhas secas

Sem comentários:

Enviar um comentário