quarta-feira, 30 de maio de 2012

"SIM, VAMOS CRIAR UMA ÁRVORE"

Na EB 1/ JI de Sá, os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico reuniram-se com vista a construir uma árvore com embalagens da Tetra Pak. Para o efeito, foi realizada uma campanha de sensibilização pela comunidade escolar, por um lado, no sentido de obter embalagens que foram utilizadas na construção da árvore e, concomitantemente, para a necessidade de preservação da natureza e do espaço florestal nacional.

Neste espírito, os alunos angariaram diversas embalagens da Tetra Pak, sendo que diversas apresentavam o selo do FSC, que formaria o aglomerado da árvore. Simultaneamente foi lançado um concurso, entre os alunos participantes, para a elaboração de um projeto da árvore, que mereceu uma participação massiva e enriquecedora, com os mais diversos e criativos projetos, tendo, a final, sido eleito o projeto vencedor, que viria a ser a matriz da árvore a construir.
Recolhidos os materiais necessários, procedeu-se à construção da árvore ecológica, com a participação ativa e entusiástica dos alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB 1/JI de Sá. Com recurso, primeiramente às embalagens, que assumiram as mais diversas formas e utilizações, seja no seu estado original, seja pela sua decomposição e recorte, e depois pela utilização de cola, arame e tesouras, foi construída a árvore com base no projeto vencedor. Cumpre salientar que a mesma engloba ainda uma criança que simboliza a esperança e a salvaguarda do meio ambiente.
Finalmente, concluída a sua construção foi realizado um debate entre todos os alunos intervenientes, onde foi discutida a importância da preservação do meio ambiente e do parque florestal nacional, nas suas mais diversas abrangências, nomeadamente a proteção da floresta.



domingo, 20 de maio de 2012

Eco-Código 2012

ELABORAÇÃO ECO-CÓDIGO

O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o poster.

Elaboramos o nosso poster, dando ênfase à agricultura biológica. Desenhamos uma horta e animais que devemos preservar no Ambiente. Cada um, realizou um projeto em casa e na aula, escolhemos as melhores ideias e fizemos um magnífico trabalho coletivo.

Adoramos trabalhar em equipa, pois fazemos trabalhos muito interessantes. Esperamos ficar bem classificados neste concurso nacional. Aguardamos, ganhar este ano letivo a Bandeira Verde.

Sentimos que somos Eco-Estudantes e jamais iremos esquecer aquilo que aprendemos com a implementação deste Programa.


Eco-Código realizado pela turma Z2

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Participação no concurso: SIM, VAMOS CRIAR UMA ÁRVORE!

Vamos participar no passatempo da responsabilidade da Tetra Pak Portugal SA, que consiste em construir uma árvore original com embalagens da Tetra Pak (preferencialmente com o selo FSC nas embalagens), sobre o tema “A proteção da Floresta”.

Como tal, pedimos a colaboração da comunidade escolar para enviar para a escola embalagens que se destinarão à construção de uma árvore gigante.

Se quiseres saber mais, consulta o regulamento do concurso, em simvamoscriarumaarvore.simenoamarelo.pt



sábado, 5 de maio de 2012

Postal animado para oferecer à Mãe

Olá a todos,

No dia da Mãe podemos oferecer um postal lindíssimo sem gastar dinheiro.
Aproveita a ideia, a tua Mãe vai adorar.

A todas as Mães do mundo desejo um Feliz Dia!!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Palavras para a Mãe

Mãe, tenho pena. Esperei sempre que entendesses
as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.
sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.

Pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste
tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te
desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.

Às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,
a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia
mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.

Lê isto: Mãe, amo-te.

Eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não
escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que
não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não
as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"